Instituto Pensar - Pense Brasil: Siqueira alerta para luta entre autoritarismo e democracia em debate

Pense Brasil: Siqueira alerta para luta entre autoritarismo e democracia em debate

por: Igor Tarcízio 


O debate virtual mediado pelo presidente da Fundação, Ricardo Coutinho, teve também a participação do jornalista Luís Nassif e do juiz federal de Curitiba, Eduardo Appio (Imagem: Reprodução)

"A maior contradição da luta política hoje é entre a democracia e o autoritarismo?, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, na noite desta quarta-feira (24), em debate no programa de Seminários da Fundação João Mangabeira, o Pense Brasil.

O debate virtual mediado pelo presidente da Fundação, Ricardo Coutinho, teve também a participação do jornalista Luís Nassif e do juiz federal de Curitiba, Eduardo Appio, pós-doutor em Direito Constitucional. Os participantes apresentaram sua visão sobre o tema "Justiça, Mídias e Ultraconservadores em crise: Crítica de um país em transe? nas cerca de três horas da live disponibilizada nas páginas da FJM e do PSB.

Siqueira declarou que a crise no Brasil é "essencialmente política e não nasceu do dia para noite?, pois ela não começou no governo Bolsonaro, já que "essa eleição foi o ápice de uma tragédia que vinha sendo anunciada?.

Ele ainda pontuou: "Os políticos renunciaram ao ?fazer política?. Por que o Ministério Público e o Judiciário ganharam esse espaço? Ganharam e abusam desse espaço porque ele ficou vazio. Nós adiamos 35 anos de democracia no Brasil, é o período marrom da história, o que significa que nosso período de democracia ainda é muito pequeno e ela está ameaçada pela possibilidade de um novo regime autoritário, de um novo tipo?, explicou.

Virtudes da democracia

Para Siqueira, Bolsonaro jamais reconheceu "qualquer uma das virtudes da democracia?. O socialista afirma que já é hora de superar esse momento e derrotar o atual presidente em 2022 "com a união do conjunto de forças partidárias, políticas e sociais?.

"Os partidos de esquerda ainda não se sentaram para fazer uma discussão profunda sobre o que está acontecendo no país, assumir as responsabilidades dos erros que cometemos e precisamos reparar. Queremos conversar com todos os partidos, todos eles têm direito às suas candidaturas e acho que temos que examinar todas as hipóteses, inclusive aquela que diz que a candidatura pode ser de alguém que não esteja em nenhum partido, mas que possa estar em um deles futuramente?, pontuou.

O presidente da Fundação João Mangabeira comemorou a 32ª edição do Pense Brasil e ainda abordou os desdobramentos relativos à operação Lava-Jato e como eles ainda "estremecem a estrutura da justiça e abalam profundamente a economia brasileira?.

"É inadmissível que o Brasil permaneça por todo esse tempo como se estivesse em transe. Essa crise é geral, atinge todos os setores institucionais, políticos e econômicos. O Brasil está em uma encruzilhada muito delicada?, afirmou Coutinho.

Pense Brasil

O Pense Brasil é um programa de seminários em que a Fundação João Mangabeira (FJM), responsável pela formação política do Partido Socialista Brasileiro (PSB), debate os temas de maior relevância para o país, buscando refletir e propor soluções para os pontos mais candentes em políticas públicas. A partir das reflexões feitas, será possível organizar um conjunto de diretrizes fundamentais para o avanço das pautas progressistas.

Enquanto a população brasileira se mantém em casa para contribuir com a resistência ao coronavírus, o Pense Brasil vem sendo realizado de forma virtual por meio das redes sociais.

Com informações da Fundação João Mangabeira




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: